​Fenadoce avança para ser incluída no calendário turístico oficial do país

  • 31/05/2023
​Fenadoce avança para ser incluída no calendário turístico oficial do país

Fenadoce avança para ser incluída no calendário turístico oficial do país


Parecer do relator do Projeto de Lei, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), foi aprovado

A dois dias do início da 29ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em Pelotas, o evento recebeu uma ótima notícia. Foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira (31/5), na Comissão de Turismo (CTur) da Câmara Federal, o parecer do relator do PL 1.921/2022, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), pela inclusão do evento no calendário turístico oficial do país. A proposta tem como autora a deputada Maria do Rosário (PT).

Em sua justificativa, Trzeciak destacou a importância da Fenadoce na preservação da divulgação da cultura gastronômica, com o município de Pelotas como referência:

"Pelotas é popularmente reconhecida como Capital Nacional dos Doces, e esse título não diz respeito tanto ao volume de doces produzidos, mas à qualidade e à singularidade de sua produção. A distinção dos confeitos de Pelotas foi reconhecida em 2011 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, que concedeu a Pelotas e municípios vizinhos registro de indicação geográfica na modalidade indicação de procedência, cujo selo é estampado em doces da região. Talvez, para a maioria dos turistas, a Fenadoce seja apenas um evento com múltiplas possibilidades de entretenimento e experiências gastronômicas. Mas nós, moradores da região, que conhecemos e vivenciamos a peculiar cultura pelotense, construída por séculos com contribuições de povos de vários continentes, sabemos que um pastel de Santa Clara é muito mais que uma iguaria de inigualável sabor, é a materialização dos saberes,
tradições e processos históricos que formam o alicerce da cultura pelotense."

O parlamentar citou ainda trechos da história do município e passagens do Dossiê de Registro da Região Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas, de autoria do escritor pelotense Mário Osório Magalhães.

"Urge que nosso calendário turístico exponha ao Brasil e ao mundo essas preciosidades, e é por isso que votamos pela aprovação do Projeto de Lei 1.921, de 2022.", concluiu. A iniciativa segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Dia da Doceira

Já o Projeto de Lei (PL) 6.328/2019, de autoria de Trzeciak e que institui o 6 de Junho como o Dia Nacional da Doceira, ruma para o Senado, última etapa de tramitação antes de ir à sanção presidencial. A iniciativa foi aprovada em 2 de maio na CCJC. Depois disso foi necessário seguir a norma regimental e aguardar o prazo para apresentação de recursos, de cinco sessões a partir do dia 12. Com o encerramento automático dia 24, sem alterações, irá agora para o Senado, responsável por votar e - não havendo alterações - encaminhar à Presidência da República, a quem caberá homologar o reconhecimento.

Fonte: Assessoria de comunicação do Deputado 

Fotos Lucian Brum


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes