O PAPEL DOS PORTOS DO RS NO DESENVOLVIMENTO FOI TEMA DE PALESTRA DURANTE FÓRUM PROMOVIDO PELO IFSUL, EM PELOTAS
- 06/06/2023
- 0 Comentário(s)
O gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, foi um dos palestrantes desta segunda-feira (5) do 2º Fórum Ambiental promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense de Pelotas. O evento, que acontece até o dia 7 de junho, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental.
Estima participou do painel intitulado O Papel dos Portos do RS no Desenvolvimento, onde abordou os esforços do governo do estado para viabilizar a retomada da indústria naval no estado, a instalação de parques eólicos offshore e o processo de descarbonização da matriz energética a partir do chamado Hidrogênio Verde.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 61 projetos eólicos onshore, previstos para 31 municípios do estado e que irão gerar investimentos de aproximadamente R$ 90 bilhões. Já os de natureza offshore somam 21 projetos, os quais podem ser desenvolvidos ao longo de todo o litoral gaúcho.
O Hidrogênio Verde é considerado como o grande caminho para o Rio Grande do Sul nos próximos anos, além de ser a única matriz no Brasil que contém um estudo de viabilidade de produção e comercialização realizado pela McKinsey. Os levantamentos apontaram que as cidades próximas de Rio Grande e Pelotas seriam beneficiadas por estarem no entorno do Porto e da energia produzida a partir dos parques eólicos offshore.
Além disso, o estudo realizado pela McKinsey mostra o menor custo de produção e áreas para consumo do Hidrogênio Verde produzido aqui, como indústrias de produção de fertilizantes, frotas de caminhões, ônibus urbanos. Essa condição não é a mesma encontrada em outros estados da federação que deverão produzir para exportar.
Fernando também destacou que a consolidação da região como plataforma de energia passa pela divulgação e participação em eventos do setor, como o Global Offshore Wind 2022, em Manchester, a Missão Técnica de Hidrogênio de Baixo Carbono, no Reino Unido, e a presença na World Hydrogen Summit 2023, em Rotterdam.
As potencialidades da região chamaram a atenção dos presentes e ao final foram abertas rodadas de questionamentos que permitiram um maior aprofundamento dos temas. A participação de Estima no painel foi encerrada com a apresentação de um vídeo de sensibilização com a temática do encontro.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Fonte: Site da PortosRs