Prefeitura e Associação de Moradores da 4ª Secção da Barra firmam convênio para uso compartilhado de endereço na localidade
- 21/09/2023
- 0 Comentário(s)
Na tarde de terça-feira (19), o prefeito Fábio Branco e o secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira, estiveram na 4ª Secção da Barra para formalizar o Termo de Colaboração que permite o uso da Casa Branca pela Associação de Moradores da Região. O local, que anteriormente era utilizado como posto de saúde, hoje está vazio e passará a ser um ponto de referência para a comunidade, onde serão desenvolvidas atividades sociais e formações direcionadas para os moradores da localidade.
O endereço também será usado para a oferta de serviços da Prefeitura. De acordo com Evandro Silveira, a intenção é oportunizar no local o atendimento periódico do CRAS Zona Portuária, responsável pela região. “ A Associação de Moradores irá desenvolver atividades sociais, o atendimento às pessoas daqui das Barras. E a SMCAS vai estar presente em determinados períodos para trazer os serviços do CRAS para cá. Assim a ideia é termos uma extensão do CRAS Zona Portuária, para um atendimento mais próximo da comunidade”, avalia.
Conforme explicou o prefeito, a ideia do compartilhamento já vinha sendo analisada desde a retomada da obra da Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Nilo Côrrea da Fonseca, inaugurada na região no final do mês de agosto. A partir do início do funcionamento da UBSF, a Casa Branca pode agora ser aproveitada para outras ações.
“ Então hoje estamos firmando esse acordo, o município vai ficar com o espaço para uso da SMCAS, mas também será compartilhado com a Associação, para que possa desempenhar melhor as suas funções, atividades e parcerias. Fico feliz que os moradores também vão poder ter esse espaço e que a Associação poderá atuar melhor no apoio e atendimento às reivindicações da comunidade”
Sobre o uso do novo espaço, o presidente da Associação dos Moradores da 4ª Secção da Barra, José Ricardo Souza dos Santos, explica que além de ser uma referência para a comunidade, o local será utilizado para realização de cursos profissionalizantes e outras atividades do interesse da população.
“ Vai ser usado para fins sociais, para cursos de artesanato, por exemplo, algum outro curso oferecido para a Associação. Também para arrecadação de alimentos e roupas quando foi necessário. Era um espaço que fazia muita falta, porque até então a Associação não tinha. Fomos conversando com o prefeito e com o secretário para que pudéssemos utilizar esse ponto quando o posto mudasse de endereço. Então será um local de referência para a comunidade, para centralizarmos o atendimento das demandas do bairro”, acrescenta.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal do Rio Grande.