PARALELO AO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA AZUL, REDUÇÃO DOS GARGALOS LOGÍSTICOS DO ESTADO PAUTA REUNIÃO NO PALÁCIO PIRATINI COM A PRESENÇA DA PORTOS RS

  • 05/04/2023
  • 0 Comentário(s)

PARALELO AO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA AZUL, REDUÇÃO DOS GARGALOS LOGÍSTICOS DO ESTADO PAUTA REUNIÃO NO PALÁCIO PIRATINI COM A PRESENÇA DA PORTOS RS

O gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, participou nesta terça-feira (4) de uma reunião que abordou os avanços para a infraestrutura logística do estado. O encontro aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a participação do governador do estado, Eduardo Leite.

Entre os temas tratados esteve a elaboração de um plano de trabalho para promover as melhorias nas vias de transporte e escoamento da produção gaúcha. A iniciativa foi levantada por Leite que destacou a importância estratégica do assunto para a resolução dos gargalos logísticos existentes.

A reunião aconteceu exatamente de forma paralela ao Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul que teve dentre os vários assuntos abordados a ampliação das hidrovias para desafogar os demais modais de transporte gaúchos. De acordo com Estima, a diversificação dos corredores de escoamento é fundamental.

Em um estado essencialmente agrícola, a carga ganha primeiro o caminhão. O sistema rodoviário está atendendo bem, mas pensar em outras vias é interessante, para que não haja uma monodependência logística?, disse ele. Na visão de Fernando, o Plano Estadual de Logística e Transportes também precisa ser revisto.

Umas das alternativas para minimizar esses gargalos é a realização da dragagem da hidrovia que abrange a Lagoa dos Patos até Triunfo. Para isso, o governo do estado deverá disponibilizar R$ 60 milhões para a realização dessa atividade que deverá ser coordenada pela Portos RS, na condição de autoridade portuária.

Também participaram da reunião o vice-governador, Gabriel Souza, o secretário adjunto de logística e transportes, Luiz Gustavo de Souza, o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luiz Afonso Senna, e o diretor superintendente da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), Guillermo Enrique Dawson Júnior.

Texto: Rodrigo de Aguiar, com informações do governo do estado

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Fonte: Site da PortosRS


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes