Secretaria da Sáude se prepara para o Dia D de vacinação em 6 de maio
- 01/05/2023
- 0 Comentário(s)
Esse ano, o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias municipais da área, realiza a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Iniciada dia 3 desse mês e com encerramento em 31 de maio, a Campanha prevê para sábado, 6 de maio, o “Dia D” para vacinação, com início às 8he término às 16h.
Rio Grande participará do Dia D e manterá abertos todos os postos de Saúde para vacinação de adultos e crianças. Aproveitando a data, a Secretaria da Saúde no município (SMS) promoverá o Dia de Multivacinação, em que a população poderá atualizar sua situação vacinal e colocar em dia os dados da Caderneta de Vacinação. Estarão disponíveis as vacinas de rotina (Hepatite B, Febre Amarela, HPV, Antitetânica, entre outras); vacinas contra a gripe Influenza (H1N1) – para os grupos liberados, a partir dos 6 meses de idade; vacinas contra a Covd-19 (toda população a partir de 6 meses de idade, de acordo com a situação vacinal de cada pessoa).
A Campanha Nacional contra a Influenza tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população alvo para vacinação. A meta com a Campanha é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para vacinação: crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para os demais grupos prioritários serão disponibilizados os dados de vacinas administradas durante a campanha, considerando a indisponibilidade de denominadores para os referidos grupos.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Diferente de outros anos, em 2023, a Campanha Nacional contra a Influenza será realizada em uma só etapa e para todos os grupos prioritários. São eles: crianças de seis meses a menores de 6 anos; gestantes, sendo a vacinação segura em qualquer idade gestacional; puérpera – mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; professores; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica); População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas e mediante apresentação de prescrição médica ou receita atualizada que comprove a condição de paciente portador de doença crônica; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à Saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Assim, compreende tanto os profissionais da Saúde, como enfermeiros e técnicos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física (ligados à Saúde), veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, balconistas, seguranças, porteiros, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros, ou seja, aqueles que trabalham em serviços de Saúde, mas que não prestam serviços diretos de assistência à Saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da Saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de Saúde.
Fonte: Site da Prefeitura do Rio Grande.